(25 de maio de 2011)
“Unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso, e trabalhar em conjunto, é a vitória.”
(Henry Ford)
Boa Noite senhoras e senhores!
O mercado de comunicação e marketing tem se revelado como uma das locomotivas do crescimento da economia. A competição para mostrar a melhor solução ao consumidor, a disseminação da informação, a evolução social e, até mesmo, a transformação das pessoas têm sido permeados pela força da comunicação.
Vivemos um momento ímpar, pelo qual a comunicação, a cada dia, assume uma postura diferenciada no tocante à responsabilidade e à ética. Presenciamos a derrocada de ministros, governos e empresários que tiveram de abandonar suas posições por força de iniciativas populares que ganharam amplitude através da comunicação em redes sociais e blogs. Autoridades são julgadas e condenadas, não pelos tribunais, mas pelos veículos de comunicação.
A população clama por produtos éticos no mundo todo, as pessoas interagem em tempo real, e o poder está cada dia mais democratizado. O capital intelectual nunca foi tão valorizado, e, surpreendentemente, há um resgate de valores antigos ao mesmo tempo em que cresce a luta pela quebra de velhos tabus. Não sabemos exatamente em que etapa deste novo modelo de comunicação nos encontramos: se no início, ou no meio, mas todos já percebemos que uma nova sociedade mais mobilizada, com poder de voz e mais exigente está instalada.
Cientes de que a comunicação sempre foi um dos principais atores no cenário das mudanças sociais, e mais ainda neste momento, torna-se imprescindível ressaltar todo o desprendimento e responsabilidade por parte dos profissionais desta área. Portanto, a aspiração desta nova diretoria, hoje solenemente empossada, é mais do que ser uma entidade de interesses corporativistas que defenda apenas condições de plena atuação do setor.
Cientes de que devemos contribuir e participar das mudanças da nossa cidade, nosso desejo se amplia e ousa sonhar com uma contribuição marcante para que as atividades do setor de comunicação possam influenciar além das fronteiras de nossa cidade. Alcançando os horizontes de nosso querido estado de Minas Gerais, e, por que não, do nosso país.
Imbuídos deste sentimento de ética e responsabilidade, cientes de que Uberlândia pertence a Minas e que somos mineiros, oportunamente, neste dia marcante, além de empossarmos a nova Diretoria da APP Uberlândia, também damos início à APP do Estado de Minas Gerais.
Podemos nos perguntar: por que a sede da APP do Estado deveria ser em Uberlândia? Respondo com outra pergunta: por que não ser em Uberlândia, se também somos Minas?
Nos últimos anos, Uberlândia vive em perfeita sintonia com o Estado de Minas Gerais e acreditamos que nosso mercado pode liderar um processo mais amplo de unidade de todo o mercado de comunicação no estado. Afinal, somos a segunda cidade do interior do Brasil.
Os resultados e a união do mercado local mostram o amadurecimento do nosso setor e nos inspiram a construir a mesma unidade em todo o Estado.
Aproveito este momento para agradecer e enaltecer o mérito dos verdadeiros empreendedores e desbravadores da APP em Uberlândia, nossos ex-presidentes: Vitor Lima, Adalberto Delucca, Eduardo Guaratto e Anacleto Neves. Membros estes que me orgulho em ter em nossa nova diretoria. Mostrando mais uma vez a união e compromisso desta entidade em construir um projeto sólido e de longo prazo.
Já dando início às nossas atividades, fizemos durante o mês de abril o planejamento. Decidimos dar continuidade às ações já realizadas e conquistadas, porém introduzindo novas ações. Para tanto, gostaria de compartilhar algumas frentes já iniciadas.
Com o propósito de movimentar o mercado e contribuir para a efetiva capacitação, realizaremos: novos cursos e palestras; pesquisas; maior aproximação de outras entidades e ao poder público; criação de dois novos núcleos: jornalismo e empresas; além do fortalecimento dos núcleos digital, fornecedores, veículos e agência.
Pretendemos fazer um grande evento estadual da cadeia produtiva do setor de comunicação e marketing, nele queremos trazer à tona e discutir um tema que já envolve o poder público dos Estados Unidos e de vários países da Europa – “A Economia Criativa”.
Outra grande novidade será o fortalecimento da APP jovem, nossos futuros profissionais de comunicação e marketing, que precisam iniciar as carreiras afinados com os objetivos da categoria e responsabilidades do setor.
No campo social pretendemos trabalhar um aspecto delicado da atuação do setor, pelo qual muito nos imputam verdadeira culpa pelos estragos causados à sociedade gerados pelo consumismo. Nosso primeiro projeto social: “Consciência no Consumo”, pretendemos trabalhar a importância do equilíbrio no consumo para uma vida mais feliz e plena através de campanhas de comunicação e palestras em escolas. Sabemos que a comunicação deve estar antes de tudo aliada aos interesses do bem comum e realização plena do Homem.
Enfim, nosso país está se inserindo no contexto mundial, porém temos muito trabalho a fazer. Servir a esta instituição e à sua causa, para mim e todos que comigo hoje tomam posse é uma oportunidade singular.
No que se refere à comunicação e marketing, a APP local, e agora Estadual, assumem o compromisso de agir com firmeza e contribuir com as demais instituições nas suas áreas de atuação. Só conseguiremos se tivermos união e muita coragem, porque os desafios são grandes, mas não maiores que nossa vontade de servir.
Romanos 14,19: São Paulo disse: “Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a construção da paz e para a edificação de todos”.
Que Deus abençoe esta diretoria.